Civil na 2ª Fase: vamos juntos pra aprovação??? | Estratégia OAB : Estratégia OAB
Paulo H M Sousa -

Civil na 2ª Fase: vamos juntos pra aprovação???

Galerinha,

Que tal ser aprovado na 2ª Fase da OAB? Temos um tempo razoável até a prova, pelo que podemos nos preparar com a calma e o cuidado necessários para que o grande dia chegue e passe sem sustos, na tranquilidade.

Geralmente, muita gente corre do Direito Civil pela má fama; mas eu digo com segurança: Civil ganhou a fama sem deitar na cama! Isso porque, apesar do “terror”, temos a segunda maior taxa de aprovação na FGV, atrás apenas de Constitucional. E o mais legal é que os “civilistas” têm a maior taxa de aproveitamento na 2ª Fase, ou seja, são os examinandos que, aprovados, têm a maior nota!!!

Tá, professor, mas é muita peça diferente e muito recurso diferente; é dureza lembrar de tanta coisa. Eu diria, maaais ou meeenooos…

Primeiro, quanto à parte material (Direito Civil), temos um foco bem relevante em três disciplinas:

Contratos e CDC        19

Família                       14

Teoria Geral               12

Obrigações                 8

Coisas                        8

Sucessões                   6

Segundo, quanto à parte procedimental (Direito Processual Civil), apesar de termos 293.479 peças diferentes (tô brincando, claro!), a esmagadora dela nunca cai e as demais, apesar de diferentes, são todas meio iguais. Explico.

Você não vê uma ação demarcatória ou uma ação negatória de paternidade ou uma ação de retificação de patronímico por socioafetividade ou um recurso contra homologação de sentença estrangeira negada pelo STJ na prova da OAB. Não vê. Nem vai ver. Simples assim. Isso porque essas ações “pira” são muito incomuns na prática e não faz muito sentido cobrar isso de “futuro advogado iniciante”…

Além disso, apesar de termo um rol maior de possibilidades que os demais “direitos”, como o constitucional e o do trabalho, a FGV não costuma viajar muito. A tríade inicial-contestação-apelação é o que mais cai. Ah, mas tem inicial de consumidor, de ECA, de reais, de família, de… Não importa, inicial é inicial; se você entendeu inicial, tá tranquilo e eu prometo que sua prova fica bem favorável.

Como vocês sabem, no Curso de 2ª Fase eu me foco exclusivamente na prova da OAB, sempre pontuando o que é mais importante para sua provação. Para isso, desenvolvi um curso que analisa TODAS as provas de 2ª Fase de TODOS os Exames da OAB desde a unificação. Atualmente, chegamos ao XXII Exame, ou seja, são questões dissertativas e peças prático-profissionais de nada menos que vinte e uma provas que serão analisados no nosso Curso.

Ao final do nosso Curso, eu corrijo PESSOALMENTE suas peças prático-profissionais e questões dissertativas, para que eu possa detectar quais pontos você ainda precisa dar atenção e quais itens você precisa se focar mais. Assim, você vai pra prova tranquilo e certo da aprovação!

Assim, não há receita da aprovação, mas o Curso tenta facilitar ao máximo sua compreensão, pra você estruturar o raciocínio adequado e conseguir a tão sonhada aprovação! São dicas e macetes pra te deixar afiado pro grande dia!

Indico, por fim, que você dê uma olhada no nosso trabalho na preparação para as provas para a OAB. Já temos o Curso para a 2ª Fase do XXII Exame.

Grande abraço,

Paulo H M Sousa

prof.paulosousa@yahoo.com.br