Como estudar Estatuto e Ética do Advogado para a OAB? | Estratégia OAB : Estratégia OAB
Ricardo Torques -

Como estudar Estatuto e Ética do Advogado para a OAB?

Olá, no artigo de hoje vamos tratar sobre a disciplina de Estatuto e Ética do Advogado no Exame de Ordem. Com a prova se aproximando e tendo em vista o volume de conteúdo a serem estudados, é importante dispor do tempo adequadamente. Por isso, em parceria com o Prof. Daniel Mesquita, redigimos o presente artigo.

São tantas matérias que você deve se perguntar por onde começar. Ética é a matéria de prioridade absoluta, pois das 80 questões cobradas na sua prova, DEZ QUESTÕES na prova objetiva, que corresponde a 12,5% DO TOTAL DO EXAME é só de ÉTICA!

O tema é cobrado com base em três legislações: O Estatuto da Advocacia- COBRADO 69%; Código de Ética e Disciplina 16,9% e Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia 14,28%.

Ao ler a legislação fique atento as mudanças recentes, como por exemplo, os direitos das advogadas gestantes. Procure ler as alterações feitas no último ano.

Desta forma, aconselho que você leia todo o Estatuto da Advocacia, dando prioridade máxima para os direitos dos advogados. O texto da lei é o seu principal aliado na primeira fase, leia e releia.

É importante que você treine as questões anteriores, e destaque os artigos que já foram cobrados.

Fique ligado nos temas que estão em alta no site da OAB, pois na época de eleições do quinto constitucional caiu uma questão sobre o tema. Então dê uma olhada no site de notícias da OAB, pode ser que você “adivinhe” uma das questões por lá.

Nas provas sempre o comando da questão apresenta uma “historinha” e pergunta qual é a alternativa que mais se adequa. Não se desespere, tente raciocinar qual postura é a mais ética, mais correta.

No mais não me canso de falar: LEIA A LEI SECA! Sim, isso fará toda a diferença. No meu curso eu comento os artigos e é muito mais fácil para você compreender as legislações cobradas.

Além disso, é fundamental que você fique atento às novidades do mundo jurídico. A FGV explora, com frequência, temas atuais correlacionando-os com a atividade do advogado. Assim, em Estatuto e Ética do Advogado, podemos destacar as seguintes novidades:

1ª – Lei nº 13.245, de 2016, que alterou alguns dispositivos do Estatuto da OAB.

2ª – Lei nº 13.363, de 2016, trouxe os direitos da advogada.

3ª – A Resolução OAB nº. 5, de 7 de junho de 2016 que oficializa a utilização por advogados e advogadas travestis e transexuais possam usar o nome social no registro, inclusive constando nas carteiras de identidade profissional.

4ª – E claro! O novo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Esperamos que essas dicas possam ser úteis na preparação de vocês para o Exame de Ordem.

PS. Conheça nossos cursos exclusivamente preparados para o Exame de Ordem. Todos os nosso cursos são fundados no seguinte tripé: a) ebooks com conteúdo teórico objetivo e didático; b) todas as questões anteriores comentadas; e c) vídeo aulas, que podem ser baixadas para assistir off-line.

Além disso tudo, você terá acesso ao fórum de dúvidas por intermédio do qual você poderá manter contato direto com o Professor.

Confira aqui as aulas e vídeos demonstrativos:

CURSOS ESTRATÉGIA OAB – XXII EXAME

E se você ainda não se inscreveu, entre gratuitamente para a maior turma on-line para o XXII Exame de Ordem. Todos os dias nossos professores estão ao vivo em transmissões gratuitas no canal do YouTube do Estratégia OAB. Clique na imagem abaixo para se inscrever:

Bons estudos!