Como se preparar para o XXIV Exame? | Estratégia OAB : Estratégia OAB
Ricardo Torques -

Como se preparar para o XXIV Exame?

Como se preparar para o XXIV Exame?

Chegamos ao último Exame do ano! Tivemos ao longo de 2017 o XXII Exame de o temido XXIII Exame de Ordem. O primeiro exame do ano correu, com algumas dificuldades, mas dentro do esperado; o XXIII Exame, por sua vez, surpreendeu a todos.

Para quem não sabe, a última prova deve se confirmar como um dos piores índices de aprovação de que temos notícia. Dados preliminares indicam mais de 85% de reprovação na primeira fase. Ainda teremos a prova da 2ª fase e, certamente, os números finais irão confirmar que o XXIII Exame foi o pior de todos em termos de aprovação.

Mas porque isso ocorre?

No segundo semestre de 2016, a OAB atingiu a marca de 1 milhão de advogados. Com a desaceleração da economia, com a explosão das faculdades de direito e com o decréscimo de qualidade de alguns cursos, identificamos uma tendência de recrudescimento da OAB/FGV na realização do Exame.

O que era uma expectativa, tem se confirmado cada vez mais. E essa será a tendência?

Acreditamos que sim! Com alguma variação, a tendência é que as provas se tornem mais difíceis. Embora não há propriamente uma concorrência entre os examinandos e, em um primeiro momento, você precise atingir 50% na primeira fase (40 das 80 questões) e 60% na segunda fase, a FGV tende a elaborar questões mais difíceis a fim de restringir o acesso a novos advogados.

Não obstante isso, você não deve se desanimar. O que você precisa é se preparar de forma adequada, correta e específica. Ainda que mais difícil, o Exame de Ordem não se compara aos concursos da área jurídica em termos de concorrência, e lhe dará força e experiência para que você encare o mercado de trabalho com vivacidade. É justamente nas dificuldades que crescemos!

Vamos, neste artigo, dar algumas dicas de como você deve se preparar para o Exame de Ordem, de forma a garantir sua aprovação. Com a experiência de Exames anteriores e uma equipe especializada, o Estratégia OAB lhe proporcionará condições suficientes para uma aprovação com tranquilidade.

Datas do Exame

Antes de tudo, confira as datas importantes do XXIV Exame:

  • Publicação do edital: 19/9/2017
  • Inscrições: 19/9/2017 a 29/9/2017
  • Prova Objetiva: 19/11/2017
  • Prova Prático-profissional: 21/01/2018

Quando o edital for disponibilizado lembre de retornar aos nossos canais. TODAS as informações importantes estarão disponíveis de forma sistematizada e organizada. Há expectativa de que tenhamos alguma modificação na estrutura da prova. Disso, entretanto, falaremos melhor em outra oportunidade.

Quem pode fazer a prova?

O Exame de Ordem é prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada.

Poderão realizar o Exame de Ordem os estudantes de Direito que estejam matriculados nos últimos dois semestres ou no do último ano do curso de graduação em Direito.

Escolha da área para a 2ª fase

É importante que você comece a pensar sobre qual área escolherá para a prova prático-profissional. No ato da inscrição, que ocorrerá agora no mês de setembro, você terá que decidir qual área fará a prova prático-profissional.

O seu foco de estudos deve ser a 1º fase, contudo, traçamos algumas orientações a fim de que você escolha a melhor área para você!

Primeiro, são 7 áreas a serem escolhidas:

  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional
  • Direito Civil
  • Direito do Trabalho
  • Direito Penal
  • Direito Empresarial
  • Direito Tributário

Ao escolher a disciplina para o qual você irá prestar o Exame, não se paute em alguns mitos, tais como:

“Direito do Trabalho é mais fácil porque só cai Reclamação, Contestação ou Recurso Ordinário”

“Direito Civil é difícil porque tem muita matéria”

“Direito Tributário e Direito Constitucional são disciplinas difíceis”

Duvido que você nunca ouviu isso! De acordo com essas informações Direito Civil e Constitucional reprovam muito, não é mesmo? E Direito do Trabalho aprova pouco, será?

Veja o índice de aproveitamento que fizemos a partir de informações divulgadas pela FGV:

Direito Constitucional e Direito Civil são as disciplinas que tem maior aproveitamento, ao passo que Direito do Trabalho é a que mais reprova.

Isso não significa que você deve optar necessariamente entre Civil e Constitucional. O importante, para obter sucesso na OAB, é escolher disciplina com a qual você tem afinidade. Para isso, você deve pautar a sua escolha a partir de alguns parâmetros, tais como:

1) Disciplinas com as quais você teve maior afinidade ao longo da graduação.

2) NUNCA escolha disciplinas com as quais você não tem afinidade.

3) Se você pretende atuar em determinada área quando obter a inscrição na OAB, use isso como aliado na sua preparação.

4) Experiências anteriores contam muito.

Índices de Aprovação

Os índices de aprovação demonstram a dificuldade que você enfrentará no Exame de Ordem. A média era de 20%! Vale dizer, a cada 100 mil examinandos 20 mil conseguiam a aprovação.

Confira o histórico recente:

Em relação ao último exame ainda não temos os números finais, mas o índice de reprovação na primeira fase ultrapassa o índice de reprovação final médio dos últimos exames.

Dos 135 mil inscritos, apenas menos de 20 mil farão a segunda fase. Isso mesmo!

Menos de 15% dos examinandos foram aprovados na primeira fase do Exame.

Certamente, será um dos piores índices dos últimos tempos.

O resultado desses números envolve vários fatores. Entre eles está a gama de disciplinas cobradas, bem como o recrudescimento da OAB/FGV, do qual já falamos.

São 5 anos de faculdade e 17 disciplinas cobradas em 80 questões. Como você deve ter visto, são questões com nível de dificuldade mediano, contudo, há um universo muito amplo, de forma que você, necessariamente, deve revisar todas as disciplinas para ter chances na OAB.

Além disso, o perfil de cobrança da FGV é muito característico. As questões exploram assuntos em voga no meio jurídico e trazem casos práticos, o que exige certo condicionamento de prova. Você deve treinar de forma a abstrair a formação acadêmica crítica, para, com objetividade, resolver as questões propostas pela OAB.

Enfim, dadas as dificuldades, fica a pergunta:

Como ser aprovado no XXIV Exame de Ordem?

Temos várias dicas!

1 – Não estudar tudo!

Não é possível, estudar todas as disciplinas da faculdade. Você tem que priorizar as disciplinas que são mais cobrados e os assuntos mais importantes de cada uma delas. Para isso, elaboramos um artigo que destaca, dentro de cada matéria, o que, estatisticamente, a FGV mais tem cobrado.

Acesse aqui:

OS CINCO ASSUNTO MAIS COBRADOS NA OAB

2 – Dar importância proporcional a cada uma das disciplinas

Você sabe quais são as disciplinas mais exigidas, no Exame de Ordem? Veja:

Código de Ética e Estatuto da OAB 8 questões
Direto Constitucional 7 questões
Direito Civil 7 questões
Direito Administrativo 6 questões
Direito Processual Civil 7 questões
Direito Penal 7 questões
Direito do Trabalho 6 questões
Direito Empresarial 5 questões
Direito Processual Penal 5 questões
Direito Processual do Trabalho 5 questões
Direito Tributário 5 questões
Direitos Humanos 2 questões
Direito Ambiental 2 questões
Direito da Criança e do Adolescentes 2 questões
Direito do Consumidor 2 questões
Direito Internacional 2 questões
Filosofia do Direito 2 questões

Ainda não sabemos se essa estrutura de provas se manterá. Até a última prova, tínhamos 10 questões em Estatuto da OAB e Código Ética e 3 questões em Direitos Humanos. No XXIV Exame de Ordem tivemos a redução de duas questões em Estatuto é Código de Ética e de uma questão em Direitos Humanos. Essas três questões foram repassadas para as seguintes disciplinas: Direito Tributário, Direito Processual Civil e Direito Processual Penal.

De toda sorte, você tem como estruturar uma forma proporcional de estudos.

Evidentemente que por mais que você goste de Direitos Humanos ou de Direito Tributário, é fato que você deve priorizar, na sua preparação, Código de Ética e Estatuto da OAB, Direito Constitucional, Direito Civil, entre outras matérias bastante exigidas.

Isso será um dos diferenciais para a sua aprovação.

3 – Ciclo de estudos e Revisão dos principais conteúdos

Para estudar essas matérias de forma proporcional e também para revisar os conteúdos já estudados, é fundamental que você tenha um ciclo de estudos, para distribuir as disciplinas ao longo do seu dia de estudos, de forma proporcional e sempre com previsão de revisões, a cada 24 horas, a cada 7 dias e ao final de cada mês.

4 – Estude com materiais adequados

Não é recomendada o estudo de manuais para o Exame de Ordem. Você deve priorizar por mais objetivos, com resolução de questões e voltados para prepará-lo para a prova da OAB.

Resolva questões anteriores. Além de você se adaptar ao perfil da banca examinadora, a resolução de questões anteriores será fundamental para solidificação do conteúdo.

Estude de forma ativa! Assistir passivamente vídeo aulas não terá o mesmo aproveitamento que um estudo ativo, com a elaboração de resumos, grifos, leitura de conteúdo, resolução de questões.

A videoaula é importantíssima para os momentos nos quais você já está cansado, para procurar uma forma alternativa para continuar estudando. É importante também para que você possa compreender melhor assuntos que teve dificuldades na leitura de materiais escritos.

É justamente por isso que nós do Estratégia OAB prezamos por oferecer um conteúdo completo. Nossos cursos contém a teoria de forma objetiva e direta, com esquemas e resumos, que facilitam a absorção. Além disso, comentamos todas as questões anteriores de forma analítica, alternativa por alternativa, para que você saiba tudo sobre o perfil da examinadora. Além disso, temos as vídeo-aulas, que poderá baixar para assistir off-line, em qualquer lugar e onde quiser. Você pode, inclusive, optar por efetuar o download do vídeo ou apenas do áudio para ouvir no ônibus, no carro, na academia…

Veja, o que nossos alunos – hoje advogados – falam do material:

O Estratégia contribuiu de maneira muito incisiva na minha aprovação, pois após ler muitos livros e artigos sobre preparação para provas e concursos, já cheguei à conclusão que os melhores materiais  são de foto os PDFs, aliados às resoluções de questões. O material é bem dinâmico, bem formulado e direcionado, com as questões ao final das aulas. Voltarei a adquirir os materiais pois acredito na eficiência dos mesmos. (Felipe Mello Cerqueira)

Já tentei outras vezes passar no Exame mas não tinha o material correto e direcionado como encontrei no Estratégia Concursos, pra mim foi excelente. Utilizei o PDF do Estratégia Concursos, quando ficava com os olhos cansados ouvia os áudios ou assistia os vídeos. Eu já adquiri outros matérias de concursos do Estratégia e conhecendo o excelente material, não tive duvidas em adquirir o pacote para o Exame da OAB, não troco o Estratégia Concursos por nenhum outro cursinho. Quando vi meu nome na lista de aprovados fiquei muito feliz e fui comemorar com as pessoas que querem ver meu sucesso. É  uma sensação indescritível (Camila Ahtsubo)

Sempre acreditei que quando sonhamos com algo, e focamos no objetivo, é possível sim, lograr êxito. Com esse pensamento decidi realizar a prova da OAB, mesmo estando no início do curso ( 3o semestre). Li o edital, notei que sequer havia estudado 10% das disciplinas exigidas. Optei então pelo material do Estratégia, que além de oferecer as aulas em vídeo, disponibiliza PDFs com esquemas e mnemônicos super didático e esse material poderia ser acessado nos momentos oportunos. (Erivaldo Santos Almeida)

O curso do Estratégia OAB foi muito importante para a minha preparação e consequente aprovação, pela estrutura do curso em pdf’s e principalmente pelo apoio e atenção dos professores, sobretudo no auxílio para a resolução das questões (Ronaldo Júnior)

Nós do Estratégia OAB estamos preparando vários eventos interessantes e com conteúdo para o XXIV Exame de Ordem. Se a prova estiver mais difícil, tudo bem! Estaremos todos preparadíssimo para a prova que virá ao final do ano. Não é mesmo?!

Falando em conteúdos gratuitos de qualidade, antes de encerrar gostaria de fazer um convite.

Já conhece o nosso curso intensivo? Serão dezenas de aulas, totalmente gratuitas e focas na preparação para a primeira fase do XXIV Exame de Ordem. Não perca:

CURSO INTENSIVO XXIV EXAME

É isso, conte conosco!

Conheça nossos curso para a primeira fase do XXIV Exame de Ordem:

CURSOS PARA A 1ª FASE DO XXIV EXAME

Até breve!

Prof. Ricardo Torques

Professor e Coordenador do Estratégia OAB