Direito do Trabalho: Como acelerar seus estudos | Estratégia OAB : Estratégia OAB
Antônio Daud Jr. -

Direito do Trabalho: Como acelerar seus estudos

Olá pessoal, tudo bem?

Venho aqui trazer algumas orientações para quem está se preparando para o Exame da OAB.

Eu sei o quanto é difícil (para não dizer quase impossível) se lembrar de TUDO aquilo que foi estudado durante a graduação. São dezenas de disciplinas, vários anos de faculdade, estudando centenas de leis, milhares de regras, exceções e expressões.

Eu mesmo, quando me preparei para a primeira fase do Exame, senti que havia um “oceano” de assuntos que deveria estudar.

Mas, como estudar TUDO aquilo?

Com o tempo dividido entre o trabalho e a própria graduação, logo percebi que não havia como estudar tudo, estudaria “o que desse” =)

Além disso, conversando com alguns colegas, percebia que muitos até tinham o tempo, mas não se interessavam por matérias nas quais não iriam se especializar no futuro.

Na segunda fase, por outro lado, como podemos escolher uma área e, já com certa familiaridade com os assuntos, é possível se preparar de forma específica e aprofundada, estudando praticamente tudo que pode ser cobrado!

Mas há um lado bom nisso tudo: a prova não é classificatória! Ou seja, basta fazer os 50% na primeira fase, que você estará na segunda!

Diante disso, devemos focar o estudo naquilo que vale mais. Por exemplo, Código de Ética, Estatuto e Regulamento da Ordem, historicamente, valem 12% da prova objetiva (10 de 80 questões). Por outro lado, Filosofia do Direito representa apenas 2% (2 questões), sem desmerecer a importância dessa matéria.

Mas, ainda assim, é muita coisa! Cada uma dessas matérias “valiosas” possui centenas de regras a serem revisadas ou estudadas!

De novo, muitos não têm tempo suficiente para estudar todos os tópicos dessas matérias. Diante disso, nos cursos do Estratégia, fizemos, para cada matéria, uma priorização daqueles assuntos mais cobrados. É claro que os assuntos menos cobrados também são estudados, mas apenas uma visão bem geral e resumida.

Tomando como exemplo Direito do Trabalho, que é a minha matéria. Historicamente, ele equivale a 7% da prova objetiva (6 questões).

E, fazendo uma análise cuidadosa de TODOS os exames, vemos que, dentro do Direito do Trabalho, a FGV tem alguns assuntos preferidos:

OAB-Direito do Trabalho

Dessa forma, mesmo que você não tenha muito tempo para se preparar ou não se identifique com essa matéria (mesmo ela sendo apaixonante!), separe algumas horas da sua rotina, para estudar (semanal ou até quinzenalmente) os principais tópicos de Direito do Trabalho!

Do tópico mais cobrado de Direito do Trabalho, “Cessação do Contrato de Emprego”, destaco, como exemplo, o “principal do principal”. Ou seja, as regras de ouro que não podemos deixar de estudar para a OAB:

  • Lei 9.029/1995, art. 4º (demissão discriminatória)
  • Lei 12.506/11, art. 1º (aviso prévio)
  • CLT:
    • 474 (suspensão do empregado)
    • 477, §6º (prazos para pagamento das verbas rescisórias)
    • 479 (Rescisão antecipada do contrato de trabalho)
    • 482 (hipóteses de justa causa)
    • 488 (redução de jornada durante aviso prévio)
  • Súmulas do TST: 14 (culpa recíproca), 44, 276, 371 e 441 (aviso prévio) e 244 e 378 (estabilidades e garantias de emprego).

 

Essas são algumas dicas simples para você otimizar seus estudos e maximizar seu resultado.

Um abraço,

Antonio

 

PS1. Para quem puder, recomendo a leitura da nossa CLT esquematizada gratuita: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/clt-esquematizada/

PS2. Siga minha página no Facebook para acompanhar dicas de Direito do Trabalho, do Exame OAB e de concursos: www.facebook.com/adaudjr