Entrevista com aprovado OAB - Estratégia Concursos : Estratégia OAB
Jornalismo -

ENTREVISTA: Carmen Mendes – Aprovada no Exame da OAB em sua primeira tentativa

“Somos capazes de chegarmos aonde quisermos, desde que realmente se queira e que não importa quantas vezes você tenha que tentar, uma hora você consegue!”

Confira nossa entrevista com Carmen Luiza Gomes Mendes, aprovada no Exame de Ordem da OAB:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nosso leitor possa te conhecer melhor. Qual o seu nome? Qual sua idade? De onde você é? Quando se formou em direito?

Carmen Mendes: Me Chamo Carmen Luiza Gomes Mendes, tenho 35 anos, sou do Rio de Janeiro e me formo agora no meio do ano, minha colação de grau será no dia 31/08/2017.

Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Carmen: Sim, fazia tudo isso, estudava intensamente nos dias de folga e dormia menos, era o jeito para conciliar tudo e conseguir sair bem dessa batalha.

Estratégia: Já havia prestado o Exame anteriormente?

Carmen: Não, primeira vez.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada no Exame? 

Carmen: Não acreditei, fui conferir a digitalização da prova para confirmar que era a minha prova pela letra, depois que a ficha caiu comemorei muito.

Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?

Carmen: Vida social, que isso? Fui radical.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?

Carmen: Mais ou menos quatro meses intensamente.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Carmen: Vídeo aula, livro de prática e fazia os exames anteriores como forma de me preparar para a peça, foi muito bom, tenho grande facilidade de estudar sozinha e o método online é melhor para mim.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Carmen: No youtube, assisti a uma aula para a 1° fase gostei e me inscrevi para o curso gratuito e me foi oferecido um aulão no feriado para a 2° fase que se deu na sexta, sábado e domingo com o Professor Diego Cerqueira, que é muito bom.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Carmen: Dividi em dois assuntos: em direito material para responder as questões e muito treino de peça com os exames passados.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Carmen: A disciplina que sempre tive deficiência por incrível que pareça era em Constitucional, por essa razão escolhi ela para o exame, desta forma me obriguei a estudar e acima de tudo aprender, minha zona de conforto sempre foi penal, mais queria desafio.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Carmen: Sem dúvidas exercícios.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Carmen: Desacelerar, o que aprendeu, aprendeu o que não aprendeu não aprende mais, se continuar insistindo irá gerar uma grande insegurança.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Carmen: Olha essa pergunta é muito difícil de responder, fiz exatamente o que havia determinado e deu certo. O que se precisa é traçar um roteiro e ir até o fim.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Carmen: O mais difícil sem dúvidas foi a disciplina escolhida e minha principal motivação foi o desafio que lancei para mim mesmo, acreditando sempre que era capaz. 

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Carmen: Que somos capazes de chegarmos aonde quisermos, desde que realmente se queira e que não importa quantas vezes você tenha que tentar, uma hora você consegue!!!!!!!!!!!!

Outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Confira nossos Cursos Online OAB

Assessoria de Comunicação

comunicacao@estrategiaconcursos.com.br