STJ tem queda de 11% no número de processos em tramitação na corte : Estratégia OAB
Ricardo Torques -

Retrospectiva | Acervo de processos do STJ cai 11% em 2017

A ministra Laurita Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fez um anúncio significativo durante a sessão da Corte Especial na manhã de 19 de dezembro: pela primeira vez houve uma redução no número de processos que tramitam no tribunal.

No dia que marca o encerramento do ano judiciário, a ministra informou aos presentes uma redução de 11% no acervo de processos do STJ.

No fim de 2016 havia na corte cerca de 370 mil processos. Em dezembro de 2017, o tribunal contabiliza por volta de 330 mil processos em tramitação.

Em seu discurso, Laurita Vaz fez um balanço do número processos julgados durante o ano pelo STJ: foram 362.728 processos no total.

Contabilizando agravos e embargos de declaração, o total sobe para 478.607.

Em setembro, durante o balanço do primeiro ano da gestão encabeçada por Laurita Vaz com o ministro Humberto Martins como vice, foram anunciadas as iniciativas implementadas pelo tribunal.

Dentre as medidas estão a criação de um modelo integrado de gestão entre a presidência e a vice-presidência e ações concentradas para o julgamento de processos durante o recesso forense.

Além disso, a produtividade do STJ foi incrementada por meio de um processo de refinamento da triagem inicial dos processos e a implementação da afetação eletrônica de recursos repetitivos.

O maior uso de intimações eletrônicas e de integração entre os tribunais, tal como a adesão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ao malote eletrônico contribuíram para tornar tramitação dos processos na corte mais célere.

Você pode conferir o vídeo com o pronunciamento da ministra aqui.

Fonte: STJ.