ENTREVISTA: Débora Giestas Fernandes - Aprovada no XXV Exame da OAB | Estratégia OAB : Estratégia OAB
Jornalismo -

ENTREVISTA: Débora Giestas Fernandes – Aprovada no XXV Exame da OAB

“Foco! O segredo é foco no objetivo. Vencer o seu próprio eu. Não desistir e persistir. Não há fórmula mágica. Estudar é a fórmula. A hora é de resolver muitos exercícios, certamente a aprovação virá. Há um certo sacrifício, negar a si mesmo, porém, é momentâneo e certamente a recompensa virá. Não se engane, reconheça onde está errando e dedique-se, recomece, persevere e prepare-se… O esforço vai valer a pena e trazer o resultado. A vitória é sua!”

Confira nossa entrevista com Débora Giestas Fernandes, aprovada no XXV Exame da OAB:

Estratégia: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nossos leitores possam te conhecer melhor. Qual o seu nome? Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?

Débora: Me chamo Débora Giestas Fernandes.

Idade? Bem… digamos que já passei da casa dos “ENTA”…kkkk… agora… 40 – 50 – 60,… É só esperar pra ver até quanto aguENTA!…kkk

Moro em Vila Velha/ES – Sou formada em Educação Artística Licenciatura pela UFES e pós graduada em Artes Visuais também pela UFES, confira meus trabalhos em: https://www.flickr.com/photos/karicaturas/    ou https://www.facebook.com/Debora-Giestas-322591757857734/

Estou cursando Direito incentivada pelos filhos, mãe e esposo!!! Me formo no final desse ano (2018). A minha mãe fez faculdade de Direito cuidando de 4 filhos adolescentes e seguindo seu exemplo, lá fui eu enfrentando uma segunda  faculdade… Tenho 2 filhos… o mais velho, formou-se em Direito, quando eu já estava fazendo o curso e o mais novo, passou para o 6° período de Direito. Vamos juntos pra faculdade! Os filhos? São meus grandes incentivadores!

Fiz o exame da OAB cursando o 9°período da faculdade.

Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Débora: Tenho um atelier de Artes, fiz estágio numa Vara de violência doméstica, ainda, junto com o marido, vendia churrasquinho numa barraquinha todas as noites… Isso me deixou sem forças! Estafada! Estava quase guardando sapato na geladeira! O Direito nos exige leitura, suga nosso tempo. Acabei por abandonar o estágio e o churrasquinho todas as noites, mantendo com o marido a venda de frango assado na brasa numa barraquinha na praia nos finais de semana. Sabe…Tem que ser artista pra conciliar tudo! Kkkk… Foi um 8º período estressante na faculdade. Nas férias para encarar o 9º período, o que fiz foi dormir!!!

No 9º período resolvi me inscrever no exame da ordem e sem stress ir para a prova com aquilo que tinha adquirido ao longo dos anos da faculdade, aí, se passasse enfrentaria estudos para 2ª fase e assim, veio a aprovação na 1ª fase. Percebi que o tempo não dava pra estudar como deveria, pois, as disciplinas na faculdade e o TCC consumiam o tempo… aí pensei na repescagem…kkk… Sem stress! Se não der certo, tenho mais uma chance…kkk

Resolvi adquirir o curso Estratégia para enfrentar a 2ª fase do exame e graças a Deus, a etapa OAB foi vencida sem necessitar da repescagem.

Confesso que não pude assistir todas a aulas do Curso, selecionava os videos, nos quais, eu poderia tirar alguma dúvida, pois o meu tempo era curto… casa, atelier, trabalho nos finais de semana, mãe, esposa, faculdade, TCC…

Percebi que tinha nas mãos o material estratégia… material riquíssimo!!!! Então, o que fiz, para conciliar a vida com estudos, foi sugar durante as aulas na faculdade tudo que podia do meu professor de pratica penal, Carlos Magno, pois a ementa da disciplina de pratica penal seria completada apenas no 10º período e com o material estratégia, o que fiz foi literalmente acelerar o Fernando Tadeu e a  Marcelle Tazoko para a rotação 2, ouvindo todas as dicas possíveis sobre os recursos…. Deu certo! Hoje é estranho ouvi-los falar na rotação normal… kkk

Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?

Débora: Sim, foi a primeira vez. Ufa!

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?

Débora: A alegria foi grande, apresentei meu TCC e ao sair da apresentação, recebi a notícia da aprovação no exame OAB!!! Puxa! Alívio total, duas etapas vencidas!! Sensação de recompensa pelo esforço. Agora, reunindo forças para encarar o 10º  período de forma mais light!!! Sem stress! Sem exame OAB e sem TCC!

Estratégia:  Os seus colegas de faculdade e amigos que também estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?

Débora: A maioria dos colegas conseguiram aprovação. A minha turma na faculdade era realmente diferenciada. Alunos dedicados aos estudos.

O diferencial para aprovação é a não distração durante os anos de faculdade, aproveitar ao máximo as aulas presenciais. No final, isso soma com uma boa revisão estratégia!

Estratégia:  Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?

Débora: Vida social? O que é isso? Kkkk… estudante de Direito dorme nos ombros do namorado, dorme no cinema, o travesseiro é livro… kkk Assim, me falavam as colegas… e Verdade é! Pois, eu só pensava em descansar… Mas, sem radicalismo, mantive meu convívio social dentro das minhas forças físicas…kkk

Estratégia:  Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Débora: Aulas presenciais na faculdade com resolução de exercícios e o material estratégia para ajudar na 2ª fase. Não vi desvantagem alguma, só vantagens. A resolução de exercícios é uma excelente forma de fixação dos conteúdos e o material estratégia direciona a revisão dos pontos principais e como consequência nos proporciona maior absorção do conteúdo, maior  rendimento nos estudos, nos otimizando tempo.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Débora: Através do meu filho.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Débora: Para estudar todos os assuntos fui direto nos exercícios, surgindo dúvidas, ia nos livros e anotações nos meus cadernos.  

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

 Débora: É comum em algumas disciplinas a empatia…rss… Para superar isso, mantive foco nos exercícios e o tira dúvidas nos livros, internet.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Débora: Levei os estudos focando sempre na resolução dos exercícios.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Débora: Se já entendeu a matéria, é só relaxar… a segurança te desacelera.

Estratégia: Para a segunda fase, optou por criar uma peça de qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?

Débora: Optei por Penal… para decidir, pensei no que me dava maior prazer em estudar.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Débora: Os acertos: focar na resolução de peças… acertando a confecção da peça voce já sai na frente com boa pontuação, logo, estude as peças, saiba identifica-las.

Erros?… Bem, poderia ter a cada período na Faculdade, ter estudado as questões elaboradas nos exames da OAB. Isso facilitaria o aprendizado, a assimilação dos conteúdos e consequentemente traria maior facilidade na resolução das questões, ganhando também maior agilidade no manuseio do Vade mecum.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Débora: Conciliar trabalho, casa, filhos… enfim, conciliar a vida formada antes da faculdade com os estudos. Assimilar muito conteúdo em pouco tempo é difícil.

A motivação? Vencer a mim mesma, vencer as crises que nosso país infelizmente nos proporciona e com certeza, pensar nos filhos, marido e nos meus pais.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Débora: Foco! O segredo é foco no objetivo. Vencer o seu próprio eu. Não desistir e persistir. Não há fórmula mágica. Estudar é a fórmula. A hora é de resolver muitos exercícios, certamente a aprovação virá. Há um certo sacrifício, negar a si mesmo, porém, é momentâneo e certamente a recompensa virá. Não se engane, reconheça onde está errando e dedique-se, recomece, persevere e prepare-se… O esforço vai valer a pena e trazer o resultado. A vitória é sua!

Outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Confira nossos Cursos Online para OAB