Entrevista aprovado OAB - Estratégia Concursos : Estratégia OAB
Jornalismo -

ENTREVISTA: Ricardo Alves de Souza – Aprovado no XXV Exame da OAB

“O exame não é um bicho de 7 cabeças, as provas são bastante previsíveis o que facilita o treinamento. Mesmo se você trabalha e tem pouco tempo disponível tente arrumar um local adequado para os estudos onde possa manter o foco total por aqueles minutos em que você irá estudar e, ser for possível apenas uma hora por dia, dedique-se àquela hora com toda atenção! Faça o maior número possível de provas e exercícios, baixe aulas para ouvir no celular no ônibus, aproveite bem o seu tempo, no fim a aprovação vale a pena!”

Confira nossa entrevista com Ricardo Alves de Souza, aprovado no XXV Exame da OAB:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nosso leitor possa te conhecer melhor. Qual o seu nome? Qual sua idade? De onde você é? Já conclui sua graduação?

Ricardo Alves: Meu nome é Ricardo Alves, tenho 32 anos, trabalho como técnico industrial e estou no 5º ano do curso de Direito na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, sou casado com uma esposa maravilhosa que me estimulou a voltar a estudar há 5 anos atrás, que assim como eu também trabalha na indústria e se formou no fim do ano passado em Economia, pela UFABC.

Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Ricardo: Durante os meus estudos, tanto para a faculdade, quando especificamente para o Exame de Ordem eu sempre trabalhei, o que diminuía bastante meu tempo disponível para os estudos e exigiu uma maior disciplina e organização.

Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?

Ricardo: Foi a primeira vez que prestei o Exame de Ordem, eu tinha em mente as dificuldades da prova, que é considerada por muitos um “bicho papão”. Para primeira fase me concentrei em estudar Ética, Direito Tributário (que seria a matéria que eu iria fazer a segunda fase) e realizar simulados e provas anteriores. Como nos simulados consegui manter uma pontuação sempre superior ao exigido para aprovação fui bem tranquilo para a segunda fase.

Para a segunda fase adquiri o curso de segunda fase do “Estratégia Concursos” ministrado pelo professor Rodrigo Martins e acompanhei todas as aulas, propostas de peças e questões, além de realizar algumas provas anteriores. Como eu não pude realizar estágio durante a graduação o meu medo era a prova discursa.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?

Ricardo: No fim tudo deu certo, a sensação ao ser aprovado foi um misto de alívio com sensação de vitória. Consegui uma nota de 9,35, muito acima até do que eu esperava! O momento mais especial foi ligar para meu pai, já aposentado e que nunca tinha sonhado em ter um filho advogado na família, e ele se emocionar comigo ao telefone.

Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que também estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?

Ricardo: Alguns colegas não obtiveram aprovação ou mesmo não tentaram realizar a prova, por medo ou insegurança. Para que essas pessoas superem esses desafios, acredito que o diferencial é a dedicação e a organização. Uma dica que dou é se afastar de redes sociais e do celular durante os estudos, muitas pessoas perdem valiosos momentos de estudos por distrações, mensagens, curtidas, posts, etc.

Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?

Ricardo: Também não acho que a pessoa tem que ser extremamente radical durante uma preparação. Aos sábados sempre saí com minha esposa, guardava um tempo para diversão, para tomar um vinho… O importante é nos períodos reservados para estudos a  concentração para os estudos ser exclusiva!

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Ricardo: Conheci o “Estratégia Concursos” através da internet, na primeira fase fiz os simulados gratuitos oferecidos pelo Estratégia e assisti algumas aulas ao vivo também gratuitas. Acho que o diferencial do Estratégia é a possibilidade de encontrar todas as informações necessárias para os estudos em PDF e em vídeo, além de contar com excelente professores. Deixo aqui meu agradecimento especial aos professores Rodrigo Martins, de Direito Tributário e Daniela Menezes de Ética Profissional, são excelentes profissionais, com aulas muito boas e sempre disponíveis para atender quaisquer dúvidas. 

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Ricardo: Por fim gostaria de dar uma dica para todos os que estão se preparando para o Exame da OAB: o exame não é um bicho de 7 cabeças, as provas são bastante previsíveis o que facilita o treinamento. Mesmo se você trabalha e tem pouco tempo disponível tente arrumar um local adequado para os estudos onde possa manter o foco total por aqueles minutos em que você irá estudar e, ser for possível apenas uma hora por dia, dedique-se àquela hora com toda atenção! Faça o maior número possível de provas e exercícios, baixe aulas para ouvir no celular no ônibus, aproveite bem o seu tempo, no fim a aprovação vale a pena!

Outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Confira nossos Cursos Online para Concursos

Assessoria de Comunicação

[email protected]